top of page
Buscar

Cia. de Teatro Cidade Livre circula por norte do estado de Goiás e Tocantins com dois espetáculos

  • Foto do escritor: admin
    admin
  • 11 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Com os repertórios Entre Letras e Desaparecidos, a Cia. apresentará em Pontos de Cultura, Institutos Federais e escolas públicas.




Com dois espetáculos em cartaz a Cia. de Teatro Cidade Livre, de Aparecida de Goiânia, passará uma semana na região norte do estado de Goiás e em cidades de Tocantins. Com ações gratuitas e abertas ao público local, além das apresentações a trupe fará troca de experiências locais com grupos de teatro, Pontos de Cultura e professores.


A circulação de repertório é última ação do projeto de Manutenção Artística que a Cia. de Teatro Cidade Livre foi contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás.


DESAPARECIDOS


Durante a execução do projeto, foi montado o espetáculo Desaparecidos que tem texto da dramaturga boliviana Claudia Eid Asbun e direção de Narciso Telles.


Os desaparecimentos forçados e de civis na América Latina é ao longo da história um fato presente e recorrente, porém ainda é pouco explorado no campo das artes da cena no Brasil.


A peça, originariamente constituída por quatro personagens que procuram um modelo que reste do gênero masculino para compreender o que seria o relacionamento entre homem e mulher é realocada, nesta montagem, em duas vozes. São os atores da Cia. de Teatro Cidade Livre que corporificam esses traumas individuais e sociais dos personagens.


Na montagem da Cia. de Teatro Cidade Livre temos um texto-performance de forma que o que é apresentado aos espectadores são jogos de palavras, [as de Claudia], corpos presentes e ausentes [dos atores e elementos cênicos] com os quais a plateia é convidada a partilhar as lembranças dos desaparecidos.


Sem uma linearidade narrativa, a encenação traça um diálogo sobre com o texto e o tema partindo da ideia de aproximação dos fatos reais ao campo ficcional. Evocamos e convocamos os desaparecidos para com eles promover um acontecimento artístico.


ENTRE LETRAS


Desde 2010 em cartaz, a décima terceira montagem da Cia, Entre Letras é de cunho pedagógico e valoriza o hábito da leitura, a interpretação de texto, a escrita e o folclore brasileiro. Tudo de forma lúdica. O texto é da própria Companhia.


Tainá, uma menina muito esperta, resolve mostrar ao seu amigo João onde estão todos

“os segredos do mundo, os mais profundos desejos...”. Ele, muito curioso, aceita a proposta de Tainá que o leva até o baú onde tudo isso e muito mais está guardado. O resultado disso é uma grande viagem que contém leitura, interpretação de texto, valorização dos livros, da escrita, contato com as lendas brasileiras e muito mais. Tainá e João acabam se tornado leitores para uma vida inteira, leitores de “Entre Letras”.



SERVIÇO


Dia: 11 de Agosto - Sábado Horário: 19h Local: Ponto de Cultura Limpando o Olho – Uruaçu/GO Espetáculo: Desaparecidos


Dia: 12 de Agosto - Domingo Horário: 9h Local: Muquém - Niquelândia/GO Espetáculo: Entre Letras


Dia: 13 de Agosto - Segunda Horário: 9h 30min Local: Escola Estadual – Alvorada/TO Espetáculo: Entre Letras


Horário: 19h Local: IFTO – Gurupi/TO Espetáculo: Desaparecidos


Dia: 14 de Agosto - Terça Horário: 10h Local: IFTO – Palmas/TO Espetáculo: Desaparecidos


Horário: 15h Local: Escola Estadual – Porto Nacional/TO Espetáculo: Entre Letras


Dia: 15 de Agosto - Quarta Horário: 10h Local: Escola Municipal – Porangatu/GO Espetáculo: Entre Letras


Horário: 19h Local: UEG – Porangatu/GO Espetáculo: Desaparecidos


Dia: 16 de Agosto - Quinta Horário: 10h Local: Ponto de Cultura Casa do Novo Americano– Nova America/GO Espetáculo: Entre Letras


Horário: 19h Local: Ponto de Cultura Casa do Novo Americano– Nova America/GO Espetáculo: Desaparecidos

 
 
 

Commentaires


© 2018 Cia. de Teatro Cidade Livre

  • White Instagram Icon
  • Facebook - White Circle

Apresentação:

Este projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, SEDUCE e GOVERNO DE GOIÁS.

bottom of page