DESAPARECIDOS

Os desaparecimentos forçados e de civis na América Latina é ao longo da história um fato presente e recorrente, porém ainda é pouco explorado no campo das artes da cena no Brasil.

O espetáculo Desaparecidos da Cia. de Teatro Cidade Livre com texto da dramaturga boliviana Claudia Eid Asbun coloca em cena o tema dos desaparecimentos na Latino América.  A peça, originariamente constituída por quatro personagens que procuram um modelo que reste do gênero masculino para compreender o que seria o relacionamento entre homem e mulher é realocada, nesta montagem, em duas vozes. São os atores da Cia. de Teatro Cidade Livre que corporificam esses traumas individuais e sociais dos personagens.

Na montagem da Cia. de Teatro Cidade Livre temos um texto-performance de forma que o que é apresentado aos espectadores são jogos de palavras, [as de Claudia], corpos presentes e ausentes [dos atores e elementos cênicos] com os quais a plateia é convidada a partilhar as lembranças dos desaparecidos.

Sem uma linearidade narrativa, a encenação traça um diálogo sobre com o texto e o tema partindo da ideia de aproximação dos fatos reais ao campo ficcional. Evocamos e convocamos os desaparecidos para com eles promover um acontecimento artístico.

O espetáculo segue a proposta da Cia. de Teatro Cidade Livre no estabelecimento de um diálogo com a sua comunidade para a construção de uma memória social, artística e coletiva, valorizando o compromisso com a dignidade humana.

 

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/1

TEASER

FICHA TÉCNICA

TEXTO: Claudia Eid Asbun
TRADUÇÃO: Ieda Magri
DIREÇÃO: Narciso Telles
ATORES ILUMINADORES: Roger Thomas
                                               Takaiuna Correia
DIREÇÃO DE ARTE: Marcelo Camargo
PREPARAÇÃO DE ELENCO/CORPORAL: Nadia Yoshi
EDIÇÃO E MIXAGEM DE SOM: Cássio Machado (LASOM-UFU)
COSTUREIRA: Brazimar Rodrigues
REGISTRO: Pablo Lopes
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Jefferson Lobato
PRODUÇÃO: Cia. de Teatro Cidade Livre

 


DURAÇÃO: 50 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

TURNÊ

Distrito Federal

Goiás

Minas Gerais

Tocantins