top of page

Teatro Cidade Livre apresenta programação cultural de Junho e Julho


A Saudade de José

O Teatro Cidade Livre Cidade Livre traz uma programação cultural extensa e diversificada nos meses de junho e julho. Sede da Associação Sociocultural Cidade Livre e gerido por ela desde 2004, o espaço traz espetáculos abertos ao público em geral de forma gratuita. No mês de Julho teremos novas turmas de iniciação teatral.


O destaque da programação é a estada do grupo Mandi’o do Mato Grosso do Sul com apresentação do espetáculo Ara Pyahu descaminhos do contar-se. O Espetáculo foi criado a partir de visitas, escritas, musicas, danças, entrevistas e diálogos estabelecidos entre o grupo Mandi’o e comunidades indígenas Guarani Kaiowa que habitam nas reservas e acampamentos ao redor de Dourados-MS.. Ara Pyahu significa “tempo e espaço novo” em Guarani Kaiowa, e se refere à um estado corporal e espiritual novo, presente depois de ritos e festas, em que a dança e o canto guia o corpo à origem, aos mitos, a um tempo e espaço plenificado.


Além do espetáculo, terá a Oficina Teórica Prática: Processos de criação rizomáticos em dança contemporânea de matrizes brasileiras, roda de conversa com o grupo pós apresentação do espetáculo e será montada uma exposição de fotografias, registradas no decorrer do processo de construção do espetáculo.


O público também pode conferir o espetáculo O despertar da primavera do grupo Anthropos Companhia de Teatro que põem em cena temas relacionados a vida moderna, marcada pela violência das informações e a fragilidade dos valores que fluem através do espaço familiar, escolar e, de resto, do cyber espaço.


Outro espetáculo é o Histórias bem contadas por crianças comportadas com os participantes da Turminha de Sábado do Ponto de Cultura Cidade Livre. Despertando nas crianças a importância da utilização das experiências individuais na construção do espetáculo, como forma de propagar na sociedade temas que os participantes consideram importantes para o seu desenvolvimento pessoal perante a sociedade, destacando a utilização da criação a partir da memoria e de experiências. Abarcando temas de relevância para a transformação social e reconstrução da realidade experimentada por cada um deles.


Ainda, o Teatro Cidade Livre recebe a estreia do espetáculo A saudade de José, realizado em parceria com o Coletivo de Artes Terreiro da Infância (NEPIEC - UFG) baseado na obra homônima de Cristina Helou e Gazy Andraus. Em cena, os adolescentes do Ponto de Cultura Cidade Livre compartilham a saudade de José e suas memórias-saudades, novas chegadas e partidas, convidando o público para uma viagem de carroça repleta de memórias, brincadeiras e saudade.


Cursos – Estão abertas as matrículas para o Curso de Iniciação Teatral, ministrada pela atriz e arte educadora Takaiúna Correia, com realização do Ponto de Cultura Cidade Livre. O curso é para pessoas acima de 12 anos, com aulas às terças-feiras a partir de 05 de Julho.


Programação Ponto de Cultura Cidade Livre


Teatro Cidade Livre


Junho 2016

18/ 06


Horário: 19h 30min

Espetáculo: O despertar da primavera

Artista: Anthropos Cia. de Arte


Um grupo de teatro de uma escola particular prepara a peça O DESPERTAR DA PRIMAVERA, de Frank Wendekind, para o encerramento do semestre. No elenco, os alunos que, na maioria, optaram pelo teatro para fugirem da Educação Física. Dentre eles, um adolescente viciado em vídeo games, que não desprega os olhos do celular, de onde manda torpedos e se comunica com amigos que nunca viu pessoalmente. Sua atenção dirigida às tarefas de ensaio e discussão do texto é dividida com o celular. O que aí se mostra são os caminhos tomados pela nossa juventude, da influência de seus pais e do meio. A vida moderna marcada pela violência das informações e a fragilidade dos valores que fluem através do espaço familiar, escolar e, de resto, do cyber espaço.


25/06

Horário: 19h 30min

Espetáculo: As Aventuras do Professor Tiridá nas Terras do Coronel Javundá

Artista: Grupo de Teatro Jovem Montagne


Com enfoque rural e refletido nos bonecos populares, o teatro foi adaptado para os palcos, ruas e praças. É uma adaptação do original de Januário de Oliveira uma maneira irreverente e divertida, discute a opressão dos camponeses pelos coronéis. O personagem Simão representa a imagem do poder e perversidade e é surpreendido com a chegada do justiceiro e intrigante Tiridá – finalmente chega a hora do juízo final.


Julho 2016

07/07

Horário: 19h 30min

Artista: Ponto de Cultura Cidade Livre

Espetáculo: Historias bem Contadas por Crianças Comportadas!


O “Historias bem contadas por crianças comportadas” fala de pequenos acontecimentos de cada um dos participantes da Turminha de Sábado com seus familiares, nas suas escolas, na rua ou nos sonhos mais impossíveis de uma forma lúdica, surreal e, do nosso jeitinho. Como diz o poeta “tudo que não invento é falso”.


16/07

Horário: 19h 30min

Artista: Grupo Mandi’o (MS)

Espetáculo: Ara Pyahu descaminhos do contar-se


Ñanderu e Ñandesy, nosso primeiro pai e nossa primeira mãe esticaram a terra como um espreguiçar de corpos, e assopraram na língua da origem o nome que cada coisa deveria ser. Depois se pintaram na cor de urucum se preparando para os tempos futuros de jaguaretê, de escravidão e espalhamento. Ara Pyahu conta a história dos Indígenas Guarani Kaiowá, que transita entre nós e eles, mitos e notícias, dança e teatro, passos e caminhadas.


30/07

Horário: 19h 30min

Artista: Terreiro da Infância (NEPIEC-UFG) e Ponto de Cultura Cidade Livre

Espetáculo: A saudade de José


A peça narra a história de mudança do menino José, no período da transferência da capital do Estado de Goiás, da Cidade de Goiás para Goiânia na década de 1930. José parte para a nova capital levando consigo anseios, receios e a saudade, com tudo que a envolvia: a presença dos avós e da amiga Maroca, as ruas de pedra...


Programação de Cursos e Oficinas


16/07

Horário: 09h às 12h.


Oficina Teórico Prática: Processos de criação rizomáticos em dança contemporânea de matrizes brasileiras com o Grupo Mandi’o. Serão oferecidas 20 vagas. O participante deverá ter no mínimo 18 anos.


Nova turma do curso de iniciação teatral.

O Ponto de Cultura Cidade Livre recebe novos participantes para as oficinas de iniciação teatral. O curso acontece nas terças-feiras e começa dia 05 de Julho. O único pré-requisito é ser maior de 12 anos. Mais informações e inscrições pelo número (62) 9306 0543 (whatsapp)



Mais informações:

Pablo Lopes - pablopesr@gmail.com

Contatos para entrevistas:

Jefferson Lobato - 62 9211 8430

Postagens Recentes
bottom of page