1ª Mostra de Teatro Cidade Livre: Aqui a arte pulsa!
Dos dias 26 de fevereiro a 05 de março de 2016 o Ponto de Cultura Cidade Livre realiza a 1ª Mostra de Teatro Cidade Livre: Aqui a arte pulsa! Com três espetáculos em cartaz a Mostra compreende na divulgação dos resultados do Projeto Circuito Paralelo: Sonho e Arte na Periferia, onde será composta por atividades de formação, apresentação de grupo convidado, rodas de conversa e projeção de filmes. Os locais do evento serão o Teatro Cidade Livre e no CEMADIPE.
Saiba dias e horários dos espetáculos
Montado pela turma de adolescentes, o primeiro espetáculo é o Na Porta da Rua onde os próprios atores são criadores das histórias encenadas. Tratando de temas de form
a transversal o espetáculo abrange as relações estabelecidas dentro e fora de casa, trazendo presente desde as memórias de infância nas ruas de terra até os conflitos de familiares dentro de casa, relata a arte educadora e diretora da encenação Takaiúna Correia. .Essa peça inaugurará a Mostra com apresentação no Colégio CEMADIPE - Centro Marista Divino Pai Eterno-, no setor Madre Germana I – no dia 26 de fevereiro às 16 h e dia 05 de março às 20h.
O segundo espetáculo é o Todos são felizes..., mas nem tanto! Que tem como finalidade despertar nas crianças, jovens e até mesmo nos adultos o interesse pelos cuidados com o meio ambiente. O espetáculo chama a atenção para uma questão comum do nosso dia-a-dia. Onde devemos jogar o nosso lixo? Já que coisas pequenas que descartamos nas ruas, como um papel de balinha, demora mais de 200 anos para se decompor, prejudicando assim os animais, poluindo os rios, e deixando o nosso planeta cada vez mais sujo. Roger Thomas, diretor do espetáculo, destaca que trabalhar com a turminha de sábado –assim é conhecida entre o grupo, segunda turma que recebe formação artística- é uma aula para mim. A todo momento aprendo com eles que ensinar está nas pequenas ações e essa, sim, mudam o mundo.
O terceiro espetáculo Romeu e Julieta é composto de quinze atores, apresentando o clássico de Shakespeare, numa versão de Ariano Suassuna. O Romance já conhecido por todos, por meio desse espetáculo promete surpreender os espectadores. “Não deixem de ver o espetáculo posso garantir que sairão daqui com o coração cheio de amor”, afirma Cleber Sanviê, diretor do espetáculo. Jefferson Lobato, produtor cultural disse que “já vem acompanhando o trabalho do Cleber a algum tempo, fiquei muito feliz com o resultado desse trabalho, assim como também por sua generosidade e de toda a sua equipe em trazer à nossa Mostra de forma gratuita para que seja apresentado em nossa comunidade”. Será no dia 27 de fevereiro às 20h.
Sobre o projeto
O Projeto Circuito Paralelo: Sonho e Arte na Periferia acontece graças ao convênio firmado com o Governo de Goiás e o Governo Federal em 2009. Reconhecendo desse modo a Associação Sociocultural Cidade Livre como Ponto de Cultura.
Esse projeto foi aprovado com três etapas de execução onde cada uma delas foram dividas em oficinas de formação artística, montagens de espetáculos e circulação desses por escolas públicas e Pontos de Cultura da região metropolitana de Goiânia.
O público alvo das ações tanto de formação quanto de circulação são crianças e jovens em que se encontram sobre constante vulnerabilidade social. Garantindo, desse modo, um empoderamento e voz ativa para esses que são marginalizados pelos grandes centros urbanos.
O projeto finaliza suas ações com a 1ª Mostra de Teatro Cidade Livre: Aqui a arte pulsa!
A ação acontece em um curto espaço de tempo, mas tem uma proporção simbólica para a comunidade local muito forte, pois consiste na comemoração de conquistas marcantes aos munícipes aparecidenses.
Segundo o ex participante e hoje coordenador do projeto, Pablo Lopes, frisa que esses últimos cinco anos de execução do Projeto serviu para fortalecer a Associação Sociocultural Cidade Livre, tanto artisticamente quanto institucionalmente. O amadurecimento que o Ponto de Cultura Cidade Livre trouxe, salienta, oxigenou o grupo a continuar sonhando e alimentando novas utopias e essas, por sua vez, se tornaram reais e presentes na vida das pessoas. Como exemplo, ele cita a formação de mais de 200 participantes nas três etapas do Projeto, a conquista do curso superior para a maioria deles, e a construção de ferramentas de gestão pública como o Fórum Permanente de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura.
Serviço/Programação
Dia 26 de fevereiro de 2016.
Abertura oficial
Espetáculo Na Porta da Rua
Local: CEMADIPE às 15h00 e às 16h 30 min
Roda de conversa mediada pelos próprios atores
Dia 27 de fevereiro de 2016.
Espetáculo Romeu e Julieta- Oficina de Atores Goiânia- Local: Teatro Cidade Livre às 19h.
Mesa redonda: Mauri, Cléber, Takaiúna e Eurípedes. DEFINIR.
Dia 02 de março de 2016.
Chá com Pipoca: Surpresa sobre qual filme será projetado, mas, podemos adiantar que a temática é feminista.
Local: Teatro Cidade Livre às 15h
Dia 05 de março de 2016.
Espetáculo Todos são felizes... mas, nem tanto
Local: Teatro Cidade Livre às 19h
Espetáculo Na Porta da Rua
Local: Teatro Cidade Livre às 20h
Premiação e diplomação dos participantes 20h40 ·
Todo o evento acontece com Entrada Franca.
Mais informações acesse a página no facebook.com/cidadelivreciadeteatro