I Seminário de Políticas Públicas Culturais de Aparecida de Goiânia - GO
O I Seminário de Políticas Públicas Culturais de Aparecida de Goiânia - GO, promovido pelo Fórum Permanente de Cultura e pelo Ponto de Cultura Cidade Livre, constituiu-se em um espaço de celebração e de debates em torno das Políticas Públicas Culturais no âmbito dos três organismos político-administrativos brasileiros: União, Estado e Município.
O evento realizado no dia 30 de Janeiro deste ano, no Teatro Cidade Livre, em Aparecida de
Goiânia, teve como participantes
representantes de 25 segmentos culturais distintos do município. Centrado na apreciação, discussão, formação e formulação de uma agenda pública a partir das discussões das políticas culturais existentes no país, o encontro, organizado em três mesas de discussão, foi orientado na perspectiva de trazer clareza sobre a importância para a sociedade como um todo da existência de politicas e programas Culturais e suas conjunturas nas três esferas federativas.
Para discutir sobre a realidade local, foi composta uma mesa, tendo como mediador João Batista, presidente do Fórum Permanente de Cultura, e pelos vereadores Gustavo Mendanha e Eder do Eskinão, que debateram sobre a necessidade efetiva de existirem políticas culturais no município. A falta delas, acarreta na discriminação das representações coletivas e o poder público assumi um crime ao não reconhece a diversidade cultural existente.
Tivemos também a presença do diretor de políticas públicas do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, que trouxe um apanhado geral das implantações de ações do MinC e da modernização dos programas e políticas públicas culturais da união.
Valeria Pettersen Matos, Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, também esteve presente no Seminário e falou sobre os CEU's das Artes e da composição de um circuito cultural para a circulação e ocupação desses equipamentos culturais.
Houve, também, apresentações artísticas da Cia. de Teatro Terra de Meninas, dos participantes do Ponto de Cultura Cidade Livre e da Banda Marcial Marista Sul regida pelo músico Francinaldo.