top of page

I Seminário de Políticas Públicas Culturais de Aparecida de Goiânia - GO



O I Seminário de Políticas Públicas Culturais de Aparecida de Goiânia - GO, promovido pelo Fórum Permanente de Cultura e pelo Ponto de Cultura Cidade Livre, constituiu-se em um espaço de celebração e de debates em torno das Políticas Públicas Culturais no âmbito dos três organismos político-administrativos brasileiros: União, Estado e Município.

O evento realizado no dia 30 de Janeiro deste ano, no Teatro Cidade Livre, em Aparecida de​

​ Goiânia, teve como participantes

representantes de 25 segmentos culturais distintos do município. Centrado na apreciação, discussão, formação e formulação de uma agenda pública a partir das discussões das políticas culturais existentes no país, o encontro, organizado em três mesas de discussão, foi orientado na perspectiva de trazer clareza sobre a importância para a sociedade como um todo da existência de politicas e programas Culturais e suas conjunturas nas três esferas federativas.

Para discutir sobre a realidade local, foi composta uma mesa, tendo como mediador João Batista, presidente do Fórum Permanente de Cultura, e pelos vereadores Gustavo Mendanha e Eder do Eskinão, que debateram sobre a necessidade efetiva de existirem políticas culturais no município. A falta delas, acarreta na discriminação das representações coletivas e o poder público assumi um crime ao não reconhece a diversidade cultural existente.

Tivemos também a presença do diretor de políticas públicas do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, que trouxe um apanhado geral das implantações de ações do MinC e da modernização dos programas e políticas públicas culturais da união.

Valeria Pettersen Matos, Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, também esteve presente no Seminário e falou sobre os CEU's das Artes e da composição de um circuito cultural para a circulação e ocupação desses equipamentos culturais.

Houve, também, apresentações artísticas da Cia. de Teatro Terra de Meninas, dos participantes do Ponto de Cultura Cidade Livre e da Banda Marcial Marista Sul regida pelo músico Francinaldo.






Postagens Recentes
bottom of page