Ponto de cultura oferece atividades teatrais
Oferecer à comunidade aparecidense muitas apresentações culturais ao longo de 2016, possibilitando troca de experiências, inserção cultural e social, e incentivar a discussão acerca da realidade local com temas pertinentes que contribuam de forma crítica e reflexiva com a comunidade. Esses são os objetivos principais do Ponto de Cultura Cidade Livre, uma trupe teatral com trabalhos contínuos há 11 anos. O grupo faz parte da Associação Sociocultural Cidade Livre (ASCL), uma entidade não governamental, cultural e filantrópica, com sede em Aparecida de Goiânia. De acordo com o assessor de projetos da ASCL, Jefferson Lobato, a companhia apresenta os espetáculos em escolas, pontos de cultura e teatros. “O eixo principal é a formação de plateia. As apresentações são elaboradas a partir de temas socioeducacionais e, no final de cada encenação, é oferecida uma roda de debate junto aos espectadores e comunidade local”, explica. Para 2016, a associação destaca a importância de continuar os trabalhos sociais, conforme destaca o assessor de projetos. “Vamos seguir com as atividades de iniciação teatral para crianças e jovens de Aparecida de Goiânia, sendo que a nova turma se forma a partir de fevereiro. Também vamos realizar apresentações teatrais no Rio de Janeiro e em São Paulo e participar do Edital da 1ª Rede Municipal do Programa Cultura Viva de Aparecida de Goiânia.”
Pioneirismo
O Teatro Cidade Livre, desde sua construção, no ano de 2011, se tornou o primeiro
teatro do município de Aparecida. “Ao longo desse período, ele já recebeu cerca de 80 espetáculos teatrais e musicais, sempre apresentados de forma gratuita e acessível a toda comunidade aparecidense, tendo um alcance direto de quase 12.000 espectadores”, relata Lobato. O espaço, sede da Associação Sociocultural Cidade Livre, oferece cursos de iniciação artística, como o Projeto Circuito Paralelo: Sonho e Arte na Periferia. “Há cinco anos essa entidade cultural ministra aula de iniciação teatral e artística em Aparecida. A grande finalidade desse projeto é utilizar a arte para promover cidadãs e cidadãos que possam transformar sua realidade”, enfatiza o assessor de projetos.
Políticas públicas
De acordo com Lobato, a associação tem feito o papel de interlocutor importante na construção do convênio que implantará a Rede Cultura Viva de Aparecida, por ser o único Ponto de Cultura em funcionamento no município. A ideia é mobilizar ações conjuntas tanto com o governo local quanto com os diferentes agentes culturais da sociedade civil. “Somos articuladores para promover a construção de ferramentas culturais, por intermédio do Conselho Municipal de Cultura e Fórum Permanente de Cultura em Aparecida de Goiânia, a fim de incentivar grupos para a participação efetiva e implantar políticas públicas na cidade”, destaca Lobato.
http://www.diariodeaparecida.com.br/home/ponto-de-cultura-oferece-atividades-teatrais/