As Artimanhas de Scapino no Teatro Cidade Livre
O Teatro Cidade Livre convida a comunidade para mais um espetáculo!
Trigésimo nono espetáculo ao circular pelo equipamento cultural Teatro Cidade Livre, desde sua inauguração em 2004 As Artimanhas de Scapino, com uma trama inspirada nos folhetins da Commedia Dell'arte, é uma livre adaptação do texto de Moliére, Les Fourberies de Scapin, de 1671, no qual dois casais apaixonados não podem se unir por diferenças em suas classes sociais. Para burlar o impedimento imposto por suas famílias entram em cena dois jocosos e paspalhões serviçais, que são encarregados de encontrar soluções para que ocorram os encontros amorosos proibidos.
A Commedia Dell’Arte
Na Commedia Dell’Arte os espetáculos eram cômicos e o objetivo era o entretenimento. As cenas se desenrolavam através de diálogos improvisados, cheios de ironia e humor, que divertiam o público. Outra característica era a de criar caricaturas das figuras da sociedade da época, como os militares, os prelados, os banqueiros, os negociantes, os nobres e os plebeus.
Para sua versão, o PlenLuno se apropria de diversas linguagens artísticas e o resultado é uma peça com música ao vivo, acrobacias e elementos circenses, que encantam crianças e adultos. O espetáculo do grupo goiano tem a direção de Newton Armani, Doutorando em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e professor-assistente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
Realização: PlenLuno Teatro
Elenco: Jonathan Sena; Alinne Mendes; Jackson Leal; Izabelle Eleonora
Direção: Newton Armani
Preparação Circense: Jonathan Sena
Preparação das Danças: Silvio Santos e Aline Mendes
Preparação Musical: Abílio Carrascal
Figurinos: Patrick Mendes e Hugo Mor
Apoio Técnico: Rui Bordalo e Geraldo Sinésio
Arte Gráfica: João Gabriel Brito
Direção de Produção: Patrícia Vieira (Plano V Eventos e Cultura)
Serviço: 18/10- Teatro Cidade Livre - 18h
Entrada Franca