SERTÃO TEATRO INFINITO CIA apresenta no Teatro Cidade Livre
SERTÃO TEATRO INFINITO CIA apresentou no dia 22 de fevereiro de 2014,às 20:00 horas, no Teatro Cidade Livre, o espetáculo Boi com texto de Miguel Jorge e direção e concepção de Hugo Rodas.
Zé Argemiro é um menino da roça que tem como brincadeira favorita montar na garupa do boi Dourado. Diferentemente da vida normal que levam os outros meninos da sua idade, Argemiro prefere a companhia dos bois. Com eles, passa horas conversando até mergulhar em sentimentos de profunda dor e tristeza, quando algum deles morre. Tal particularidade começa a preocupar sua mãe, Maria, que trata logo de arranjar um casamento para o filho assim que ele cresce. Zé Argemiro, contudo, só pensa em tomar banho de rio com o boi Dourado, coçar seu couro e acolher em seu colo a cabeça daquele que passou a ser, há muito tempo, seu melhor amigo. Cedendo aos apelos de sua mãe, Argemiro decide se casar com Das Dores. Entretanto, pouco tempo depois do casamento, Das Dores põe-se a reclamar de que o boi Dourado recebe mais carinho e atenção que ela. Tal situação agrava-se cada vez mais, até que, enciumada e cheia de ódio, Das Dores ameaça matar o boi Dourado. Sua decisão afeta profundamente Argemiro, desencadeando nele inesperada reação.
A trama parte de uma bucólica situação inicial, para aprofundar-se na relação de amizade entre Zé Argemiro e o boi Dourado, a qual retoma o carinho que Zé do Burro alimenta por seu burro na peça “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, e chega a situações tensas e críticas, que culminam com uma certa visão kafkaniana dos acontecimentos.
Oficina de Guido Campos Correa para os alunos do Ponto de Cultura Cidade Livre.