top of page

Apresentação



A Associação Sociocultural Cidade Livre (ASCL) é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 2004, com sede em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. Sua criação se deu após o término na participação da Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo da Paróquia São José Operário no setor Colina Azul, quinze pessoas resolveram montar um grupo que pudesse desenvolver trabalhos socioeducativo e artístico nas escolas públicas da periferia de Aparecida de Goiânia. Dentre essas pessoas estavam professores, universitários, funcionários públicos e pessoas da comunidade. No mesmo ano foi montado o espetáculo O Fim da Picada que tratava, de modo transversal, dos malefícios da Televisão e da obesidade. Reuníamos uma vez por semana. Após o sucesso dessa montagem passamos a dedicar semanalmente à formação com Mauri de Castro – Ator, diretor e formador de novos grupos teatrais – cedido pela antiga Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira – AGEPEL e ao mesmo tempo preparando o segundo espetáculo: Um Pouquinho de Cada Coisa (2005) que tratava da Língua Portuguesa, Estrangeirismo, a conservação do Patrimônio Público, a importância da Leitura, da Solidariedade. Foi outro sucesso. Tanto que no Festival de Teatro Comunitário em setembro de 2006 promovido pela Federação Goiana de Teatro – FETEG, aquele grupo de pessoas amadoras foi indicado para todas as categorias ganhando sete dos oito prêmios. Neste mesmo ano nos tornamos uma Associação. Em 2008, foi criada a sede definitiva da entidade. No ano seguinte, a entidade formou a primeira turma de iniciação teatral com jovens da comunidade local. Em 2010 a entidade ampliou a formação teatral por meio do Programa Cultura Viva do Governo do Estado de Goiás e Ministério da Cultura, sendo reconhecido como Ponto de Cultura.

Ainda em 2010 iniciou-se, concomitantemente, um trabalho com crianças em situação de risco social visando principalmente formação educacional complementar através da arte. Esse projeto teve parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Já em 2011 foi construído o teatro de bolso Cidade Livre passando a ser o primeiro teatro de Aparecida de Goiânia.

Atualmente a ASCL possui cinco núcleos de atuação: a Cia de Teatro Cidade Livre, O ponto de Cultura Cidade Livre, o NPT (Núcleo de Pesquisa Teatral), Às avessas (núcleo de audiovisual) e teatro de bolso Cidade Livre (circulação e difusão de bens artísticos e culturais). O principal núcleo da ASCL é a Cia de Teatro Cidade Livre que desde 2004 montou quinze espetáculos apresentando em escolas e teatros de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.


Missão

Desenvolver o potencial humano por meio da apreciação, formação artística, cultural e educativa. Contribuindo para a construção de um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres, de sua função social sendo capaz de modificar beneficamente o meio social no qual se insere.


Visão

Ser uma entidade de referência estadual, que promova transformações sociais utilizando como instrumento o desenvolvimento artístico, cultural e educativo. Gerando cidadania, entretenimento e renda por meio dos vários núcleos de atuação.


Finalidades

1. Produzir e apresentar espetáculos teatrais relacionados com os aspectos culturais, educativos e sociais;


2. Promover formação artística e socioeducativa para comunidade;


3. Dar assistência e acompanhamento às famílias carentes, fortalecendo a comunidade na construção da cidadania.

Postagens Recentes
bottom of page